quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Road movies é tema de discussão em palestra do Fórum das Letras

Os Road movies são uma categoria cinematográfica que tem a viagem como seu principal pano de fundo. Os filmes nesse estilo têm um caráter mais solto, desregrado e tem muito a ver com a jornada de transformação do personagem e suas descobertas. Geralmente são feitos sem roteiro e são uma mescla de ficção e documentário.

Esse foi o tema da mesa “Cinema e Deslocamentos”, que teve como convidados Bia Bracher, Marcos Strecker e a mediação de Marcelo Castilho Avellar. Road movies também é tema do livro Na estrada de Strecker, que traz uma análise dos filmes de Walter Sales e sua biografia. O início da mesa foi marcado pela exibição de trechos dos mais importantes road movies como Easy Rider de Dennis Hopper, O Passageiro - Profissão Repórter de Antonioni e Paris, Texas de Win Wenders.

Bia Bracher contribuiu para discussão listando livros que têm como fios condutores as viagens. Destaca algumas diferenças entre os livros e os filmes “O cinema por ser imagem tem uma relação maior com a verdade, portanto o espaço para imaginação é menor.” diz a escritora. Uma das diferenças é o foco narrativo, no cinema fica muito complicado a narração na primeira pessoa. Nos filmes é possível ver todo o ambiente ao redor do narrador, nos livros talvez ele nem tenha se dado conta do que havia a sua volta. Categorizou os livros como épicos, batalhas e conquista, loucos e viagem, romance de formação e a memória como viagem.

A adaptação de livros para o cinema foi uma das questões levantadas por um dos participantes. Muitos filmes não superam as expectativas do livro. Uma das explicações é que a adaptação pode desconsiderar fatos importantes da narrativa do livro, por não corresponder com a intenção do filme. Alguns autores preferem “não ser fiel a história, para ser fiel ao romance”, diz Marcelo Castilho.

* Por Janini Sanches e Maressa Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map