sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Da forma ao recorte - A marca afro-brasileira de Jorge dos Anjos

O evento que encerrou a programação do Fórum das Letras nesta quarta-feira, 10, foi o lançamento da exposição e livro “Jorge dos Anjos – Risco Recorte Percurso”. A abertura da mostra aconteceu na Casa dos Contos, às 21h, e reuniu algumas das obras do artista ouropretano. Jorge dos Anjos, que estudou na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), é hoje professor da instituição e considerado um dos artistas de maior atuação em Minas Gerais e um dos mais reconhecidos no exterior.

As esculturas expostas possuíam características peculiares, uma terceira dimensão, com gestos e grafismos que remetiam à cultura afro-brasileira. Nota-se a exploração do universo da forma e grafia africanas, fazendo referência ao ponto central dos estudos de Jorge. “Há alguns anos pesquisa e trabalho questões da africanidade”, revela o autor.

O público mostrou-se bastante interessado nos traços e contornos apresentados na exposição, que contou com a presença de algumas autoridades, como o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. “O Jorge pesquisa o universo africano para realizar uma interpretação particular e original. Ele foi a fundo na sua própria origem”, disse. Jorge dos Anjos, por sua vez, falou da importância de se participar do Fórum e do lugar reservado para o lançamento. “A Casa dos Contos é um dos espaços mais bonitos para exposição”, afirma.

* Fonte: Site do Fórum das Letras

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map