sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A escravidão mineira em pauta

A “História da presença africana em Minas Gerais” foi mostrada em detalhes por autores, historiadores e professores no Cine Vila Rica, na sessão de abertura do Literatura em Cena desta quarta-feira, 10 de novembro, que abordou todo o processo da escravidão no estado.

Júnia Furtado, pesquisadora de História da UFMG, levantou discussão sobre o mito de Chica da Silva, a ex-escrava que frequentou a fechada elite mineira. Com a participação ativa dos africanos na plateia, Junia concluiu ser necessário recuperar a tradição africana perdida em Minas por um “branqueamento” dos alforriados.

Um dos autores de "Uma breve história do Brasil", Renato Venâncio, tornou o debate mais próximo, mostrando dados que comprovam como a antiga Vila Rica era uma cidade africana e possui hoje documentos sobre essa herança.

O Brasil é visto como um exportador de conhecimento historiográfico para o professor de História da Universidade de São Paulo (USP), Rafael Marquese. De acordo com ele, “é possível arriscar voos mais altos sobre essa Diáspora Africana, que é um tema crucial”.

* Fonte: Site do Fórum das Letras

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map