quarta-feira, 21 de julho de 2010

Oficina mostra como fazer música com o corpo

Foto: João Felipe Lolli / TV UFOP

Música sem instrumentos: o corpo como ferramenta musical. Essa é a proposta que o Grupo Barbatuques trouxe para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2010. João Simão, integrante do grupo, participou das gravações do programa Trocando Idéia, da TV UFOP, e disse que queria fazer a oficina “sem usar nenhuma palavra”, valendo-se do corpo como ferramenta de comunicação.

O grupo foi criado por Fernando Barba (daí o nome Barbatuques), que iniciou as oficinas de música corporal em 1995, primeiramente com um caráter voltado mais para a pesquisa musical. A equipe passou a ser convidada a se apresentar em escolas, teatros e casas de shows, e gradativamente alcançou o sucesso de um grupo que já tem 2 CDs e 1 DVD gravados, o Prêmio TIM de melhor grupo de MPB em 2006, além de já ter se apresentado em países da Europa, Ásia, África e América.

Em entrevista concedida ao blog Multipistas, em dezembro de 2007, Fernando Barba disse acreditar que “a percussão corporal não é magia, e sim o ponto de encontro que falta em várias linguagens”, revelando também que seu trabalho sofreu influências de Hermeto Pascoal, Tom Zé, Naná Vasconcelos, e até do sapateado de coco.

João Simão acredita que a oficina ministrada por ele e Flávia Maia, também integrante do grupo, foi muito proveitosa, pois “o público do Festival é muito empenhado e instigante”, destacando ainda que a linguagem corporal foi a “primeira forma de comunicação da humanidade”. O artista concluiu dizendo que o objetivo da oficina é “sensibilizar os participantes”, pois “não é preciso ser músico pra fazer música”.


Fique por dentro das oficinas, palestras e eventos do Festival de Inverno 2010! Acesse www.festivaldeinverno.ufop.br


0 comentários:

Postar um comentário

Image Map