quinta-feira, 8 de julho de 2010

Música, dança e história tomam conta das ruas de Ouro Preto

Foto: Naty Torres /Festival de Inverno 2010





O cortejo ‘Somos todos Chico Rei’, que faz parte da programação do Festival de Inverno 2010, trouxe um brilho a mais na tarde fria da cidade barroca. O público que acompanhou as 45 crianças e os 10 percursionistas do projeto Circo-Arte, Educação e Cidadania, que tem apoio da prefeitura de Ouro Preto, viu uma apresentação dinâmica, folclórica e artística, que reviveu a lenda de Chico Rei.

Rei na África, escravo no Brasil. Essa foi a sina de Chico Rei, que depois de muito lutar, comprou sua liberdade e alforriou os escravos da então Vila Rica, que se tornaram seus súditos em um reinado mágico de liberdade e irmandade.

Cantando e dançando pelas ruas históricas de Ouro Preto, o cortejo trouxe as mais variadas reações por onde passou. Turistas asiáticos, europeus e sul-americanos, acompanharam os 90 minutos de procissão e ficaram encantados com a apresentação do grupo. Muito emocionada, Maria das Dores Ribeiro, de 74 anos, natural de Dores do Indaiá-MG, estreava no Festival de Inverno ao lado de sua filha; às lágrimas, ela só conseguiu descrever a cena com uma palavra: “Fantástico!”

A procissão terminou com a inauguração do Terminal de Integração José da Silva Araújo "Zé de Duca", que foi pioneiro da linha de ônibus Trans-Araújo desde 1974.

Para o Pró-reitor de Extensão e coordenador do Festival, Armando Wood, a expectativa é a melhor possível, mas ele adverte: “O evento só irá dar certo se a UFOP abraça-lo com todas as forças”, declara.

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map