sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bloco Zé Pereira de Chácara, 166 anos de tradição




Olá! Essa semana fomos até Mariana acompanhar um pouco como são feitos os bonecos que desfilam todos os anos no carnaval da cidade.


Uma tradição que passa de geração a geração. É o bloco “Zé Pereira da Chácara”.

Criado em 1846 com a participação dos moradores, os enormes bonecos são confeccionados com materiais recicláveis como garrafas pet, bambus, jornais e outros.

O trabalho começa bem antes do carnaval e é na Toca do Zé Pereira, um complexo esportivo freqüentado por jovens e comunidade, onde tudo é confeccionado.

A presidente do bloco, Maria José Chaves, que está há 35 anos no grupo contou a nossa equipe de reportagem que no início eram apenas 16 bonecos, hoje esse número aumentou e conta com 118 fantasias. Ela ainda relatou que as crianças e jovens estão mais interessados em fazer parte do bloco e finaliza: “Isso aqui é a vida deles”.

A Tradição é mantida não só pelos adultos, mas também por crianças e adolescentes e os pequenos amantes do carnaval colaboram para que as fantasias fiquem mais bonitas e, com isso, estimulam a criatividade da garotada. E por falar em criatividade, ela não falta quando o assunto são os personagens. Nas ruas você pode ver os famosos super-heróis, o Homem Aranha e Batman, a Turma do Sítio do Picapau Amarelo e a Turma da Mônica, escritores renomados como Fernando Moraes e Paulo Coelho e até personagens locais como a Hebe Rola e Aida Anacleto

Nos quatro dias de folia, os bonecos ganham vida e desfilam pelas ruas de Mariana e quando o bloco passa a alegria está garantida não só das crianças, mas dos adultos também.

Carine Nunes

Repórter TV UFOP

Um comentário:

  1. Gosto muito desses bonecos!
    Para mim Carnaval saudável é isso.
    Que saudades da minha infância no Carnaval de Mariana!

    ResponderExcluir

Image Map