terça-feira, 1 de setembro de 2015

1º Festival de Violões José Lucena Vaz de Ouro Branco



O 1º Festival de Violões José Lucena Vaz de Ouro Branco começa dia 3 de setembro, quinta-feira, às 20h, quando o jovem violonista Victor Vale se apresenta no Hotel Verdes Mares. O programa tem início com 3 Sonatas (k208, k27, k209), do italiano Domenico Scarlatti. Apesar de ser um dos principais compositores de sonatas para teclado em um único movimento, várias de suas obras foram transcritas para violão. Em seguida, Vale apresenta três valsas brasileiras de Sérgio Vasconcelos, Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos, alguns dos principais nomes da música erudita nacional. O encerramento será com duas peças ibéricas: Invocacion y dança, de Joaquín Rodrigo e Serenata Espanola, de Joaquín Malats.A segunda atração da noite será o Quarteto Corda Nova, formado pelos violonistas Artur Miranda Azzi, Ricardo Jamal, Stanley Levi e Anderson Reis. O grupo apresenta duas obras do cubano Leo Brouwer: Paisaje Cubano con Rumba e Paisaje Cubano con Lluvia. A peça seguinte ressalta a contemporaneidade da 
música erudita: Composure, do norte-americano Kyle Gann. Para terminar, IV.Malambo, 4 Piezas latinoamericanas para quarteto de violões, de Guido Santorsola.


Na sexta-feira, 4 de setembro, também às 20h, no Hotel Verdes Mares, Aulus Rodrigues se apresenta. O violonista é considerado um dos mais promissores da nova geração. O repertório escolhido inclui composições de Sylvius Leopold Weiss, Dionísio Aguado, Leo Brouwer, Almeida Prado e Agustín Barrios. Ele apresenta ainda Três Divertimentos, de Sérgio Assad. O segundo concerto será com o violonista Stanley Levy. O repertório foi dividido em três partes. Na abertura ele apresenta AHNK, peça contemporânea, do brasileiro Roberto Victorio. A segunda parte será dedicada aos “Grandes Clássicos”: Francesco da Milano, J. S. Bach, Fernando Sor e Agustín Barrios. A terceira e última parte celebra os “Novos Clássicos” com Sonata Op. 42, do argentino Alberto Ginastera.


Já no sábado, 5 de setembro, no mesmo horário e local dos dias anteriores, o Duo Vincens-Maciel abre a programação. Formado pelos músicos Guilherme Vincens e Michel Maciel, ambos violonistas reconhecidos no Brasil e no exterior, o duo se dedica ao estudo de músicas espanholas e latino-americanas para dois
violões e pesquisa novos repertórios e arranjos. No programa, obras de Ástor Piazzolla, Joaquin Rodrigo, Pierre Petit, Goran Ivanovic, Manuel De Falla e Paulo Bellinati.


O concerto de domingo, 6 de setembro, será bastante especial. É quando se apresenta o violonista Paul Galbraith. 

O encerramento do festival será na segunda-feira, 7 de setembro, às 17h, no Hotel Verdes Mares. É quando se apresenta o Grupo de Violões do 1º Festival de Violão de Ouro Branco.

Release / Organização do evento

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map