quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ouro Preto realiza mais uma edição do Agosto Dourado

A 24ª Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre 01 e 07 de agosto. Para celebrar, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Agosto Dourado, uma ação que tem como principal objetivo promover a amamentação. Durante todo o mês, as atividades realizadas terão como foco a orientação das mães que estão amamentando e a capacitação dos profissionais responsáveis por acolhê-las nas unidades de saúde. Neste ano, o evento tem como tema “Amamentação e trabalho, para dar certo o compromisso é de todos”.

De acordo com a coordenadora do Comitê Interinstitucional do Aleitamento Materno, Cleia Barbosa, “o leite materno é padrão ouro na alimentação, o Agosto Dourado é uma campanha para promover ainda mais o aleitamento”. Segundo ela, com a ação é possível mostrar à população ouro-pretana as atividades que valorizam a amamentação e são desenvolvidas durante todo o ano na cidade.

“A gente está buscando junto com os funcionários da Secretaria de Saúde fazer mais ações em prol do aleitamento materno. Protegendo e fazendo com que essa mãe se sinta realmente apoiada para poder continuar amamentando não só nos primeiros seis meses, mas até os dois anos de idade ou mais”, afirma Cleia Barbosa.

Ouro Preto se destaca com práticas que buscam valorizar o aleitamento materno. Em 2013, por exemplo, ganhou o prêmio Bibi Voguel concedido às cidades que promovem ações que protegem e apóiam a amamentação. No município existem cinco cantinhos da amamentação, locais que oferecem materiais educativos para dar suporte às mães que estão em fase de amamentação.

Em 2014 as equipes de Saúde da Família foram capacitadas no programa Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. A partir daí algumas metas foram traçadas e o cumprimento delas pode render uma certificação especial do Ministério da Saúde para Ouro Preto.´
As atividades são gratuitas e abertas a toda a população. Confira as datas e horários na programação abaixo:

Amamentação e trabalho, para dar certo o compromisso é de todos!
03/08 - Oficina Prática: Semear o Aleitamento Materno no dia a dia em Ouro Preto
Local: Sindicato dos Trabalhadores – (Sindsfop – Rua Mecânico José Português, 30 )
Horário: 12h às 16h30

04/08 - Visita Técnica aos Cantinhos da Amamentação e Sala de Apoio/BLH
10/08 - Ação conjunta - Encontro: SMAM
12/08 - Roda de Conversa com a Odontologia do SUS e o “Boca no Ar”
15/08 - Dia D: Chamada Nutricional/Campanha de vacinação

24/08 - Busca das Avós e prevenção da doença
Local: Clube Zé Pereira dos Lacaios
Horário: 19h30

Durante todo o mês:
• Ações nas UBS durante todo o mês de agosto para promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno;
• Rodas de conversa nas creches: Boca no Ar - 2ª e 3ª feiras, de 8h às 16h. 

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map