quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ANS suspende venda de 65 planos de saúde

Por terem desrespeitado os prazos máximos de atendimento e terem negado indevidamente cobertura em alguns casos,  65 planos de saúde de 16 operadoras estão proibidos, a partir desta sexta-feira, 14, a venderem pacotes. A ação foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e é resultado do 11º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela reguladora. De acordo com a reguladora, os planos de saúde suspensos beneficiam diretamente 586 mil consumidores. Até a divulgação do próximo ciclo de monitoramento, que acontece daqui há três meses, os planos continuam suspensos.

14 das 16 operadoras com planos suspensos já estavam suspensos no ciclo anterior e duas operadoras não estavam na última lista de suspensões, sendo que uma delas foi suspensa pela primeira vez desde o início do monitoramento em 2011. Foram recebidas 12.031 reclamações neste 11º ciclo e o número de queixas que são consideradas procedentes, com constatação da infração, reduziu 40% em relação ao ciclo anterior.




De 19 de junho a 18 de setembro, período em que houve avaliação, 87,4% dos casos foram resolvidos pela mediação feita pela ANS, via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Desde o início do programa, este é o maior índice já alcançado. A solução de problemas do beneficiário de planos de saúde é agilizada pela mediação de conflitos.

Ao todo 1.017 planos de 142 operadoras já foram tiveram vendas suspensas desde o início do programa de monitoramento e outros 847 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento. 81 planos estão autorizados pela ANS para voltarem a promover vendas a partir desta sexta, devido ao melhoramento dos pontos acusados como desrespeitosos.

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map