quinta-feira, 21 de agosto de 2014

UFOP: 45 anos de história e excelência em ensino, pesquisa e extensão

Criada em 21 de agosto de 1969 a partir da junção entre a Escola de Farmácia, fundada em 1839 e a Escola de Minas, fundada em 1876, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa 45 anos nesta quinta-feira (21), sendo uma das universidades mais tradicionais de Minas Gerais e também do Brasil, além de ser exemplo em ensino e pesquisa.

Referência em todo país pelos cursos de Farmácia e Engenharia, a UFOP possui campi em três cidades - Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Em 2008, aderiu ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), aumentando a oferta de cursos, que hoje somam 42 graduações, sendo 38 presenciais e quatro a distância. São ofertados também 22 cursos de mestrado, nove opções de doutorado e três especializações a distância. Ao todo, são mais de 15 mil alunos, aproximadamente 800 técnicos-administrativos e cerca de 800 professores, entre efetivos e substitutos.  São ao todo cinco escolas: Escola de Farmácia, Escola de Minas, Escola de Nutrição, fundada em 1994, Escola de Medicina, criada em 2013, e Escola de Direito, Turismo e Museologia, criada em 2013; e cinco institutos: Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), criado em 1981, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), criado em 1982, Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), criado em 1979, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), criado em 2008 e Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), criado em 2002 e elevado a instituto em 2009.
Centro de Convergência da UFOP. Foto: Divulgação

A UFOP tem preocupação e responsabilidade em preservar a memória de Ouro Preto e Mariana. Para isso, desenvolve projetos como a Oficina de Cantaria, que resgata importantes monumentos históricos, e o Fórum das Artes, que tem como objetivo promover a reflexão sobre artes e patrimônio.  O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, desenvolvido pela universidade desde 2004, juntamente com a Fundação Educativa Ouro Preto e as prefeituras das cidades envolvidas, é outro exemplo que reafirma a proposta da UFOP em proporcionar e demonstrar a importância das manifestações culturais, através de shows, exposições, oficinas, peças de teatro e de dança, mostras de cinema e atividades para as crianças, que proporcionam um diálogo entre a população local e os visitantes, uma troca promovida pela arte. Além disso, o Museu de Ciência e Técnica, o Museu de Pharmácia e o Observatório Astronômico são importantes para conservar a memória de Ouro Preto, perpetuando assim a cultura de todo o legado de conhecimento para a sociedade.

Em comemoração a essa data acontece uma cerimônia de inauguração de quadrinho dos dois últimos reitores da universidade, Prof. Dirceu do Nascimento (1997-2005) e Prof. João Luiz Martins (2005-2013), prevista para começar às 14h30 e finalizar às 15h. O atual reitor, Prof. Marcone Jamilson Freitas Souza,  faz um discurso sobre a gestão dos ex-reitores.


O Plano Aberto, telejornal da TV UFOP, realizou uma matéria especial sobre o aniversário de 45 anos da universidade. Confira e conheça um pouco mais da relação entre a UFOP e a comunidade. Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre a universidade e sobre a cultura, cidadania, esporte, saúde, meio ambiente, avanços tecnológicos, entretenimento em Ouro Preto e Mariana, assistindo aos nossos programas e telejornal.

por: Pedro Mendonça

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map