quarta-feira, 26 de março de 2014

Coordenadoria de Comunicação abre as portas para os Calouros de Jornalismo


Na manhã da última terça feira, 25, o Centro Acadêmico de Jornalismo gestão Polifonia, promoveu uma visita com os alunos do primeiro período do curso ao prédio da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da UFOP. Guiados pelo coordenador de Comunicação Chico Daher começaram a visita pela gráfica, passando pela assessoria, rádio e televisão. Os recém chegados conheceram toda a infra-estruturara voltada para o setor que a universidade possui.

Na redação da Televisão UFOP a editora-chefe do Plano Aberto, Érica Vieira, explicou como é realizado um telejornal e as diferentes abordagens na televisão educativa, desde o surgimento da notícia na reunião de pauta, a apuração dos dados pelos produtores e repórteres, até o produto final exibido pela emissora. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer também o núcleo de conteúdo que realiza os programas da TV UFOP, Thiago Meira produtor e apresentador explicou como surgem as idéias e de que maneira são elaboradas. A coordenadora técnica Yura Almeida falou sobre o trabalho da edição, do corte de imagens e como é pensada a questão do tempo de cada episódio, tanto dos programas quanto do telejornal Plano Aberto.  

Para alguns foi o primeiro contato com o cotidiano do trabalho jornalístico. A jornalista Ana Paula Martins e Verônica Soares coordenadora da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), mostraram quais as principais funções realizadas por uma assessoria.  E na Rádio UFOP Educativa, os estudantes viram como é realizada a programação dentro dos estúdios.

A caloura Mariana Viana, 18, afirmou que não conhecia por dentro os estúdios de rádio e TV e que a visita abriu seus horizontes, ainda mais pela novidade de estar no primeiro período do curso, a partir de agora ela consegue visualizar de maneira mais clara a profissão. Ainda ressaltou a estrutura do prédio, reconhecendo que é de fundamental importância ter um núcleo voltado para a comunicação.




0 comentários:

Postar um comentário

Image Map