terça-feira, 7 de outubro de 2014

I Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto acontece entre os dias 9 e 15 de outubro


I Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto, o MIC, acontece entre os dias 9 e 15 de outubro e tem por objetivo exibir filmes com produções independentes, debates, conferências, oficinas e muita cultura. Com esses princípios, por intermédio de produtores e da exibição tanto de filmes prestigiados pela crítica quanto de obras independentes, o MIC enfatiza em Ouro Preto o viés educativo da obra audiovisual através do debate das suas peculiaridades produtivas e das questões sócio-políticas intrínsecas à sétima arte.

Confira a programação do MIC:

A diretora Laura Murray vem a Ouro Preto e Mariana apresentar e dialogar sobre o se curta, Um Beijo para Gabriela.

Dia 9, abertura, Cine Vila Rica às 19h. Dia 10 no ICSA/UFOP às 19h.
Sinopse: 'Um Beijo para Gabriela' registra a campanha a deputada federal, em 2010, de Gabriela Leite, a primeira prostituta a concorrer a um mandato no Congresso Nacional brasileiro. Enfrentando 822 oponentes e um sistema político dominado pelo gênero masculino, poderá uma prostituta, ativista, esposa, mãe e ícone cultural, desde a criação da grife Daspu, contrariar a norma e vencer as eleições?

Dia 11/10 - 19h

Notícias da Rainha, direção Ana Johrann

Sinopse: Uma rainha esquecida no tempo. Uma filha que tenta de dez em dez anos resgatar a história da mãe. Um lugar onde esta história existe entre lampejos e fragmentos de memórias. Documentário de 20 minutos sobre uma rainha da era do rádio.

Dia 12/10 - 19h

Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa, direção Gustavo Glavão

Sinopse: Pedro fugiu de casa, pegou a estrada e não sabe para onde ir. Lucas também não sabe, mas a estrada é seu palco. Eles têm pouco mais de 30 anos e levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, em Minas Gerais, os dois percorrem o interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa.

Dia 14 - 18h

Um olhar sobre o Passeio Público 

O documentário busca não só contar a história do Passeio Público, mas também entender o que aconteceu para a mudança de sua imagem, descobrir como ele ficou quase esquecido pela população e, dessa forma, mais ocupado pela marginalidade. As reexibições do média-metragem é uma homenagem ao aniversário de inauguração do primeiro parque da cidade. “Um Olhar Sobre o Passeio Público” nos leva a reviver os contos desse parque, a magia que nele habitava e resgatar a saudade daquele sonho verde que hoje está quase desaparecendo.

Feito a Lápis, direção Gabriel Eloi 

O músico e compositor paranaense, Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, tem sua história contada nesse documentário através de seus amigos e familiares. Momentos e músicas se misturam nas mais diversas vozes que narram a trajetória de um sambista curitibano que surpreendeu a todos, mas foi castigado pelo tempo. “Feito a Lápis” traz à tona todos os acontecimentos que levaram o menino das Mercês a lotar o Teatro Guaíra, num dos maiores shows da sua vida.

Exposição PlaymoScenes 
Artistas: Shirley Fraguas & Henrique Perini
Local: Casa dos Contos
Horário: 9h às 17h

Fotógrafos recriam cenas de cinema com bonecos Playmobil. Com muita criatividade e recurso limitados, os fotógrafos (cineastas) mineiros: Shirley Fraguas e Henrique Perini resolveram voltar à infância criando releituras fotográficas de cenas de filmes como Kill Bill, Exorcista, Forrest Gump, Edward Mãos de Tesoura, com bonecos Playmobil em cenários.


0 comentários:

Postar um comentário

Image Map