segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Por trás das câmeras do Plano Aberto


Por: Érica Vieira

Olá!

Hoje vou contar para vocês como a equipe do Jornalismo da TV UFOP trabalha para levar até a sua casa nosso telejornal: o Plano Aberto.

Tudo começa na nossa reunião de pauta: semanalmente nos reunimos para decidir o que levaremos aos nossos telespectadores. Bolsistas, jornalistas e produtores trazem muitas, muitas sugestões. Confesso que não é fácil conter a moçada. Todo mundo quer falar, contar o que presenciou durante a semana, o que viu e queria compartilhar, uma loucura!!! Depois de expostas opiniões e ideias, decidimos o que de fato vamos contar para você!

Aí começa a produção das reportagens. Nossa equipe de produção é sempre muito empenhada em apurar informações, conferir dados, ouvir fontes e transpor para o papel toda ajuda que puderem dar aos repórteres em suas gravações.

Depois desse primeiro passo, a equipe de externa vai às ruas. O motorista, o cinegrafista e os repórteres saem às ruas para ouvir as pessoas (fontes), captar as imagens e conferir de perto as informações que a produção apurou. O trabalho na rua, na minha opinião, é o mais encantador no Jornalismo! Porque é neste momento que conhecemos as pessoas, ouvimos histórias e humanizamos o nosso trabalho. Quebramos paradigmas, revemos nossos conceitos e nos tornamos pessoas mais críticas. É muito bom!

Depois de feitas as entrevistas com as fontes, captadas as imagens, checadas in loco as informações, a equipe volta à redação para “montar” a história. Em um trabalho minucioso, o repórter corta aqui, coloca off (locução) ali, escolhe boas imagens e encaminha tudo para a edição. Na edição, os editores dão o toque de criatividade que não lhes falta e pronto! A reportagem está no ponto de entrar no jornal!

Depois de escolhidas as reportagens que vão ser exibidas em cada edição, a equipe de estúdio grava o jornal Plano Aberto e deixa tudo prontinho para que você assista o nosso trabalho no conforto de sua casa! O trabalho de uma equipe jovem, com muita garra e coragem!

Tem ainda a nossa pós-produção que assegura a distribuição de nosso conteúdo para as TVS parceiras e a difusão que não pára de trabalhar para que você conheça nossos conteúdos!

Depois de alguns anos na TV UFOP, eu ainda me pergunto se isso chama mesmo trabalho, já que o senso comum diz que o trabalho é um meio para ganhar dinheiro, prover o sustento de um lar, adquirir bens. Para mim, o meu trabalho sempre foi mais do que isso. Ele é o que o que me faz feliz, o que me faz ter a certeza de que o que eu faço é com tanta, mas tanta paixão que vai deixar alguma coisa para as pessoas... Vai fazê-las refletir sobre o nosso mundo ou ter coragem para lutar... E até mesmo torná-las mais humanas. Porque o Jornalismo tem essa missão: mostrar para uma parcela da população o que a outra anda fazendo, e não se sensibilizar com o que acontece a nossa volta é quase impossível! São tantas histórias incríveis, emocionantes...

Sem contar que trabalhar com essa equipe é um privilégio! Aprendemos todos os dias uns com os outros e a generosidade com que cada um ajuda o outro é admirável!

Espero que vocês estejam gostando do nosso trabalho porque é por vocês que estamos aqui!

Neste espaço, vocês vão poder conhecer os bastidores da TV UFOP, vão saber o que estamos produzindo e também poderão sugerir o que gostariam de assistir no canal 31.

Sejam bem-vindos a TV UFOP.

4 comentários:

  1. Muito legal o post da nossa "chefa". Ela relatou com detalhe e exatidão o que acontece nessa redação maluca. Mais do que nunca está sendo fantástico fazer parte dessa equipe! \\o TV Ufop

    ResponderExcluir
  2. Mais que orgulho em pensar em toda essa rede de pessoas empenhadas, vem à tona o sentimento de dever cumprido.. Ir além do factual e buscar no outro a razão e a força que move nosso trabalho é sempre gratificante! Obrigada, equipe! ;)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Carine Nunes

    E o retorno do público é mais gratificante ainda. Tudo é feito com muito carinho, o trabalho que temos para construir uma reportagem não seria possível sem a colaboração de cada um, nos contado suas histórias e vivências. Obrigada a todos por nos ajudar a construir o nosso próprio caminho.

    ResponderExcluir

Image Map